Enquanto conversava com minha fiel amiga Nalanda, chegamos a esse assunto. Eu disse que tinha vontade de desejar coisas, então ela perguntou se eu tinha vontade de sofrer. Respondi que não, mas que sentia vontade de desejar algo, pois me considerava super centrada e bem resolvida. Foi a partir disso que começamos esse raciocínio.
Existe alguém verdadeiramente feliz — ou melhor, satisfeito e estável com a vida que leva — porém sob as seguintes condições: essa pessoa precisa ser autossuficiente; a estabilidade emocional deve vir de dentro de si, sem consumismo desenfreado, sem vício em sexo, drogas, cigarro ou bebidas, festas ou até mesmo estudo e trabalho. Eu, como pessoa, reconheço que o momento da minha vida em que pude apontar certa felicidade foi justamente o momento em que estive mais ocupada. Mas será que alguém consegue se sentir estável dentro de si mesmo?
Vivemos em uma sociedade em que a felicidade é pautada pelo consumo. Quanto mais você tem, mais feliz você deve ser feliz. Mas minha angústia vem da solidão. Se o que me deprime é a falta de rotina, será que tenho a capacidade de me tornar alguém estável, onde estar sozinha não seja torturante? Ou será que o sentimento de "desejo por desejar" estará sempre presente?
Sinto que, enquanto ser humano e estando inserida em um âmbito social, é impossível alcançar a felicidade ou estabilidade que desejo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário