Gente, montaram ontem minha mesa, agora vou poder escrever sentada
Talvez não tão recentemente, vi um vídeo da Neura, sobre o filme Como perder um homem em 10 dias, e algo que me chamou atenção, é que talvez pela primeira vez vendo uma análise crítica sobre esse filme, foi citado o acontecimento que é: "Vamos relevar isso, ele é homem". Agora de fato recentemente, eu reclamei com minha mãe sobre meu pai deixar toda vez a tampa da privada levantada, e fui retrucada com um "Homem é assim, quando você tiver o seu, você manda ele mijar sentado", e com certeza isso foi uma cutucada querendo por assim dizer, que se ele não deixar a tampa levantada, logo vai mijar sentado e logo será gay. Na série Mr and Mrs Smith é reforçado esse comportamento masculino, quando a personagem Jane fala que uma das coisas que gostava no seu marido, era o fato dele não deixar a tampa da privada levantada. E onde eu quero chegar com isso?
Simone de Beauvoir, no seu livro mais famoso, "O segundo sexo" diz: "Não se nasce mulher, torna-se", significa que gênero não é algo natural, e sim construído socialmente. Essa citação é essencial para esse tema, tendo em vista que o comportamento masculino diante da sociedade é puramente social, e não biológico. Dizer "Tá tudo bem, ele é homem", é relevar comportamentos que poderiam ser corrigidos, e não foram por essa constante "passação" de mão na cabeça dos homens. Julgar algo como biológico, abre margem inclusive para crimes, estupro como forma de busca por prazer, e assassinato como forma de defesa da sua masculinidade. Não somos animas irracionais para nossas atitudes cruéis seres justificados como algo biológico.
Olhando além do argumento biológico, vamos falar sobre como homens são vistos como seres irreversíveis, livres de julgamentos, seres que podem ser o que quiserem. Quando meninos, fazem bagunça, perturbam suas colegas de sala, mas só estão sendo meninos. Quando adolescentes fazem maldades com suas colegas, são desnecessários com professores e preguiçosos, mas está tudo bem, estão apenas sendo garotos. Quando adultos, assediam colegas de trabalho, cospem na rua, cometem crimes e são vistos como viris. Em nenhum momento são postos em seus lugares, são ensinados constantemente a desrespeitar o próximo, principalmente, nós mulheres.
Eu acredito que o gênero masculino foi feito para agradar somente eles próprios, mas me deixa profundamente brava quando vejo esse discurso de aceitar o comportamento masculino. Não meu deus, homens são desnecessários e não vou aceitar isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário