Recentemente, fiz um post falando sobre a volta do sapato creeper, como eu achava que ele voltaria a ser tendência, e hoje, a revista ELLE me notifica com a seguinte noticia: Voltou? O sapato creeper, símbolo do punk, está na mira da moda, então, fui contar para minha irmã, que disse: "É muito bom quando algumas coisas voltam para moda, o povo para de usar porque passou a modinha, mas tem tanta coisa bonita que depois fica brega", o que me abre o questionamento: Breguice é relativa, será mesmo?
Meu estilo, talvez, mire bastante na moda 2006-2010, calças baixíssimas, lavagem vintage no jeans, batinhas, sapatos plataforma, regatas estampadas e cintos chamativos ─ a moda da época. Mas como eu digo, a moda da época, mas não é mais a de hoje em dia, certo? O Y2K (year 2000) surge como uma forma de trazer esse estilo dos anos 2000 de volta, de uma forma falha, claro, até porque tenta refletir em algo longe da realidade das ruas e mais longe ainda da realidade brasileira.
Acredito que a Bebel de A Grande Família reflita diretamente como era, não só a moda da época, mas a moda brasileira da época. Porém, hoje em dia com a globalização, o conceito de passado acaba por se misturar não só com outras culturas, maioria das vezes americana, como também, uma forma performática da coisa ─ exagerando, algo que além de não ser da nossa cultura, não era a realidade de ninguém, nem aqui e nem em nenhum lugar fora dos palcos das divas pop e dos filmes da Disney.
Bebel de A grande família |
O que é a breguice se não a passagem de algo que já foi a moda para algo que caiu no esquecimento, mas não daqueles que não se curvam para o lifestyle capitalista? O Boho, o punk, o gótico e a moda anos 2000, são a base de várias estéticas e formas de se vestir que vemos hoje, mas que os mesmos são alvos rotineiramente de ataques pela excentricidade de seus estilos e subculturas.
Nos questionamos com um frequência absurda de vezes "por que vestíamos isso?", porque era a moda da época, do mesmo jeito que você ouvia rap 1KILO e hoje em dia ouve pop água de chuchu, do mesmo jeito que você achava lindo tênis prata metalizado e hoje em dia usa sapatilha tabi, que logo, daqui um futuro não tão distante, vai ficar passado igual esse Labubu e esse Gloss da Franciny Ehlke que você pendura nessa sua bolsa imitação de uma Birkin comprada da Renner por 180 reais, porque a moda agora é parecer a Jane Birkin. Tudo vai passar, e tudo vai ficar brega daqui 1 ano, então seremos excêntricos, o mundo não aguenta mais essa passagem de modas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário